Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Robótica

 

A) SÍNTESE DE QUALIFICAÇÕES - RAMIERI DA CUNHA PASSOS
Graduação em Engenharia Elétrica (Ênfase em Computação e Automação) pela Universidade Estácio de Sá (2011); Licenciatura em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira (2009); Graduação Tecnológica em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá (2002); Pós-Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Candido Mendes (2012); Pós-Graduação em Tecnologia e Segurança de Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá (2005);
Desde 2016 trabalha como consultor e professor de robótica educacional para o ensino fundamental, médio e formação de professores; Tem experiência como professor de matemática e informática para o ensino fundamental, médio e profissionalizante;
Desenvolve pesquisas relacionadas ao ensino de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com a robótica educacional para a educação básica, profissionalizante e superior;


B) OBJETIVO GERAL DO CURSO
O objetivo do curso de robótica educacional é enriquecer o currículo de alunos e professores com o estudo de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) através da construção e utilização de robôs educacionais.


C) JUSTIFICATIVA
As pessoas aprendem melhor quando estão envolvidas ativamente na construção de algo que realmente tem um significado especial para elas. Isso contribui com a quebra de barreiras entre o ensino e a aprendizagem.


D) O CURSO
Nas aulas de robótica educacional, o questionamento da realidade, a formulação de problemas e suas possíveis soluções proporcionam uma vivência ímpar na construção do conhecimento da criança e do jovem, e, para isso, estimulamos o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


E) METODOLOGIA BÁSICA
Todas as aulas são pautadas em conceitos científicos, respeitando-se o projeto da etapa escolar no qual o aluno esteja vinculado. A ideia principal é propor ao aluno ou grupo o projeto e construção de um experimento investigatório e exploratório. O resultado esperado é uma estrutura que demonstre os conceitos discutidos e aprendidos em sala de aula e no cotidiano do grupo. Todo esse trabalho é realizado com os Kits de Robótica Educacional da LEGO® e/ou similares, próprios para cada etapa escolar do aluno ou grupo.

 

“Mesmo que a maioria dos alunos não procure uma carreira nas engenharias ou venha a se tornar um especialista em tecnologia da informação, existe um grande valor em dar a esses alunos, mesmo que de forma básica, um sólido conhecimento nessas áreas, e mostrar como as coisas funcionam e afetam nossa sociedade”. (GURA, 2011)

.

 

Fotos:

 

Robótica Robótica Robótica Robótica Robótica Robótica lightbox iframe jqueryby VisualLightBox.com v5.9