Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Atividades na escola

 

VIDA PRÁTICA tem a finalidade de aperfeiçoar as habilidades motoras finas e possibilitar o aprendizado de atividades que serão úteis na resolução de problemas do dia a dia.

 

 

Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.

 

 

Horta

A horta da nossa escola é um instrumento que, dependendo do encaminhamento dado pelo orientador, pode abordar diferentes conteúdos curriculares, promovendo vivências significativas e contextualizadas.

 

“Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural".
Maria Montessori

 

 

Sala Montessoriana

“A educação não é somente o que o professor ensina, mas é um processo natural que se desenvolve no indivíduo humano; não se adquiri educação escutando palavras, mas por meio de experiências efetuadas no ambiente. A função da professora não é falar, mas preparar e dispor uma série de motivos e atividades culturais que transformam a sala de aula em um ambiente especial.”
Maria Montessori

 

 

As BARRAS VERMELHAS possibilitam à criança a descriminação da variação do comprimento, levando à criança a preparação para a matemática e o sistema métrico de medições.

 

 

Os ENCAIXES SÓLIDOS contribuem para o fortalecimento do desenvolvimento motor, visão, raciocínio, associação e atenção.

 

 

A TORRE ROSA tem como finalidade desenvolver habilidades como concentração, a coordenação, a ordem e a discriminação visual, preparando a criança para a matemática.

 

O MATERIAL DOURADO é de grande importância na numeração, pois, ajuda a criança a compreender as características do sistema decimal, fazendo agrupamento de 10 em 10, reagrupamentos, trocas e estimulando o cálculo mental.

 

 

Primeiro alfabetário ou alfabeto móvel

Talvez seu filho já esteja olhando com mais atenção para palavras com letras grandes impressas por aí. Se não estiver, provavelmente em alguns meses isso comece a acontecer.

 

Usando o alfabetário, “escrever” é uma grande brincadeira que pode começar por volta dos 4 anos e meio de forma espontânea, permitindo que a criança aprenda vincular sons e símbolos de letras sem esforço e comecem a expressar seus pensamentos através da escrita.

 

 

Vida prática

Usando o conta gotas, a criança desenvolve o controle motor da pequena pega, preparando a mão para a escrita e exercita a coordenação viso motora.

 

Uma atividade simples e completa, que atrai as crianças no dia a dia de uma classe Montessori.